7 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2024, começando pelo mais fácil

Verifique qual construtor de sites é o melhor para sua empresa e com que rapidez você pode implantar um site totalmente funcional, usando as soluções que sugerimos em nosso artigo.
Sebastian Żarnowski
Cofundador e CEO
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
7 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2024, começando pelo mais fácil

Entre as coisas que eu chamo de inimagináveis, um dos principais lugares é ocupado por uma empresa de duas ou três pessoas com todo o departamento de marketing associado. Imagine uma hamburgueria administrada por quatro pessoas dedicadas, com pelo menos três outras cuidando do site, projetando gráficos e administrando todos os canais de comunicação. E vamos nos lembrar do SEO (local!).

Empresas como essa simplesmente não existem. No entanto, as pequenas empresas ainda precisam alcançar seus clientes em potencial. Felizmente, é possível fazer isso graças a várias ferramentas de marketing, automatizando várias tarefas e reduzindo o tempo anteriormente necessário para preservar a presença on-line da empresa.

Neste artigo, examinaremos os criadores de sites que permitem que pessoas sem nenhuma habilidade de codificação criem um novo site em questão de minutos, horas ou dias. É a classificação da Localo das ferramentas de criação de sites para pequenas empresas, começando com as mais fáceis - algumas empresas precisam apenas de sites simples para impulsionar seu SEO local e seus perfis de negócios do Google. Outras precisarão de criadores de sites com uma gama mais ampla de recursos, que geralmente são um pouco mais difíceis de usar. Vamos nos aprofundar na classificação!

Classificamos os construtores de sites revisados de acordo com os seguintes fatores:

  • tempo necessário para implementar o site
  • quantidade de conhecimento de design/codificação necessário para criar um site
  • Quão intuitiva é a interface e seus recursos?

Vamos mergulhar de cabeça!

Tabela de conteúdo

Localo Sites - construtor de sites gratuito para sites de negócios simples

Google Sites

Wix

Squarespace

Framer - a criança de ouro de 2023

Webflow - uma plataforma usada pela Localo

Wordpress - o rei está morto, viva o rei?

Como faço para que meu site seja encontrado no Google?

Posso criar um site gratuito?

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente

Localo Sites - construtor de sites gratuito para sites de negócios simples

Localo - Alternativa ao site de negócios do Google

Quando o Google anunciou, no início de 2024, que não oferecerá mais suporte a sites business.site para usuários do Google Business Profile, decidimos agir. Muitas empresas locais construíram sua presença on-line com seu perfil do Google Business, encontrando novos clientes principalmente dessa forma.

A solução fornecida pelo Google complementava os perfis de negócios, permitindo que os proprietários criassem um site gratuito com apenas alguns cliques. Com isso, eles poderiam melhorar a classificação de seu perfil, além de apresentar mais informações aos clientes. O construtor de sites era gratuito, e o site era hospedado e mantido também sem custo.

A Localo decidiu atender a essa necessidade, permitindo que os proprietários de empresas locais criassem um site gratuito em minutos. O Localo Sites obtém automaticamente todos os dados necessários do Google Business Profile da empresa e cria um site que pode ser implantado imediatamente. Você também pode expandi-lo e modificá-lo posteriormente. Tudo o que você precisa é de um perfil do Google Business em funcionamento e uma conta da Localo.

Essa é uma excelente solução para empresas locais, para as quais um site é principalmente uma forma de complementar seu GBP, impulsionar o SEO local e apresentar sua oferta a clientes em potencial, que os encontraram por meio do Google ou do Google Maps.

preço: gratuito

Dificuldade: muito fácil

Quando usar: quando você precisa de um site simples para impulsionar seu perfil comercial no Google e oferecer aos seus clientes uma maneira clara de entrar em contato com você.

Google Sites

Google Sites - um construtor de sites simples para empresas locais

O Google Sites é uma ferramenta fácil de usar que simplifica a criação de sites, mesmo para aqueles com pouca ou nenhuma experiência em programação. Com sua interface intuitiva de arrastar e soltar, criar seu site é tão fácil quanto escolher os elementos que você deseja e colocá-los onde quiser.

A integração perfeita com outros serviços do Google, como o Google Drive, o Google Docs e o Google Sheets, aprimora ainda mais a usabilidade, permitindo que você busque e apresente rapidamente os dados necessários em seu site.

Além disso, o Google Sites permite a implantação rápida e direta do site. Depois de configurar seu site para se adequar à imagem de sua marca, basta um único clique para publicá-lo. Você pode escolher se o seu site será acessível a todo o mundo ou apenas a indivíduos ou grupos específicos. O Google Sites permite que as empresas locais estabeleçam rapidamente sua presença on-line sem gastar muito tempo ou recursos.

preço: plano gratuito, premium a partir de US$ 6/mês

Dificuldade: fácil

Quando usar: quando projetos simples precisam de um pouco mais de modificações antes da publicação

Wix

O Wix é um construtor de sites popular conhecido por sua simplicidade e flexibilidade, o que o torna uma opção razoável. Com uma interface de arrastar e soltar fácil de usar, os usuários podem criar um site mesmo sem conhecimentos prévios de codificação. Com o Wix, qualquer pessoa pode criar um site atraente e de aparência profissional em apenas algumas horas. Sua vasta biblioteca de modelos que você pode usar.

Para empresas interessadas em comércio eletrônico, o Wix oferece ferramentas integradas para gerenciar a loja on-line: inventário, rastreamento de pedidos, facilitação de pagamentos seguros e muito mais. Além disso, o Wix tem uma sólida reputação por seu serviço de atendimento ao cliente confiável, com vários canais disponíveis para suporte, incluindo telefone, e-mail e um centro de conhecimento abrangente.

Entretanto, apesar de seus muitos pontos fortes, o Wix tem algumas limitações. Em primeiro lugar, depois de escolher um modelo e começar a criar o site, você fica basicamente preso a ele. As opções disponíveis no plano gratuito também são bastante limitadas, com a marca Wix visível em seu site, armazenamento e largura de banda limitados e sem a possibilidade de usar um domínio personalizado. Por fim, embora o Wix seja fantástico para criar sites simples e visualmente atraentes, ele pode não ser o mais adequado para projetos mais complexos ou sites que exijam funcionalidades personalizadas avançadas. Além disso, se você quiser criar um site simples, mas de boa aparência, o Wix pode ser uma excelente ferramenta.

preço: plano gratuito, premium começa com $16/mês

Dificuldade: fácil

Quando usar: ao criar um projeto um pouco mais complexo que ainda pode ser construído com sucesso em um modelo

Squarespace

O Squarespace é outro excelente construtor de sites que muitas empresas locais consideram vantajoso. Ele tem uma avaliação gratuita generosa que dá aos possíveis usuários tempo suficiente para explorar a plataforma e criar um site antes de assumir compromissos financeiros. Durante esse período, você pode entender como o Squarespace funciona sem pressa.

Ele também oferece uma biblioteca abrangente de modelos gratuitos que agradam a uma ampla variedade de setores. Cada modelo não é apenas esteticamente agradável e profissional, mas também responsivo a dispositivos móveis. Além disso, a plataforma oferece uma vasta gama de integrações de aplicativos, permitindo que você se conecte a várias ferramentas de terceiros, inclusive aplicativos de marketing por e-mail, plataformas de mídia social, ferramentas de análise e muito mais, ampliando a funcionalidade e a eficiência do seu site.

Há alguma desvantagem? Bem, a interface do Squarespace é considerada um pouco mais complexa do que a de seus equivalentes, como o Wix. Não se trata apenas de um construtor do tipo arrastar e soltar e, portanto, pode levar algum tempo para os novatos pegarem o jeito. Embora a curva de aprendizado seja mais acentuada em comparação com alguns outros construtores de sites, uma vez dominada, o Squarespace fornece uma plataforma que permite maior controle sobre os elementos de design, possibilitando a criação de um site mais personalizado e exclusivo.

preço: a partir de US$ 16/mês

dificuldade: média

Quando usar: quando você tiver mais tempo para aprender a interface e usar seu próprio conceito

Framer - a criança de ouro de 2023

O Framer é um construtor de sites de desenvolvimento dinâmico amplamente apreciado por sua versatilidade e rapidez na implementação de mudanças. É uma plataforma intuitiva, mas os usuários geralmente precisam de uma primeira experiência para compreender totalmente o seu funcionamento.

Depois de se familiarizar com a interface, você pode fazer modificações de forma rápida e eficiente, reduzindo o tempo consumido nas tarefas de gerenciamento do site. A proficiência em ferramentas de design, como Figma, Adobe Illustrator ou Adobe XD, seria uma vantagem ao usar o Framer, pois ele opera em uma lógica de design semelhante.

A alta capacidade de personalização da plataforma a diferencia, tornando-a uma ferramenta fantástica para empresas que desejam criar uma presença on-line distinta e original. A Framer vai além de oferecer uma variedade de modelos padrão, fornecendo um mercado onde os usuários podem escolher entre uma ampla gama de modelos exclusivos. A curva de aprendizado sem custos até a publicação de um site é outra vantagem, permitindo que os usuários experimentem e aprendam sem incorrer em custos iniciais.

O Framer também é bastante acessível quando estiver pronto para entrar no ar - você poderá publicar seu site (é necessário adquirir seu próprio domínio anteriormente) por um valor razoável.

preço: a partir de US$ 5/mês para um site Mini

Dificuldade: média/intermediária

Quando usar: quando você tiver uma experiência básica com ferramentas de design e quiser criar o site sozinho (e tiver alguns dias para aprender a fazê-lo)

Webflow - uma plataforma usada pela Localo

Sim, o site da Localo está no webflow e estamos satisfeitos com ele. Mas é preciso dizer que ele não é para todos.

O Webflow é uma ferramenta avançada de criação de sites que atende bem às necessidades das empresas locais que buscam sites mais sofisticados. Ele se destaca por sua flexibilidade e alto grau de personalização, permitindo que as empresas criem sites exclusivos, profissionais e interativos que vão além do básico. Para os novatos na plataforma, o Webflow oferece um conteúdo tutorial completo que descreve como maximizar o uso de seus recursos. Esses tutoriais intuitivos podem ser um grande recurso para a criação de um site que se alinhe perfeitamente às necessidades e à estética de sua empresa.

No entanto, é importante observar que o Webflow é um pouco mais adequado para quem tem pelo menos conhecimento intermediário de web design ou para quem está disposto a aprender. Não é necessariamente uma plataforma amigável para iniciantes, como outros construtores de arrastar e soltar. Portanto, embora você possa criar sites mais complexos, levará mais tempo para aprender a navegar e usar com eficiência.

Como resultado, a implantação do site pode não ser tão imediata quanto a de alguns construtores mais simples. No entanto, para quem estiver disposto a investir um pouco de tempo no aprendizado, o Webflow oferece uma plataforma poderosa para a criação de sites altamente personalizados e interativos que podem dar a qualquer empresa local uma vantagem competitiva. Também vale a pena mencionar que você pode

preço: além do plano gratuito, ele começa em US$ 14/mês

Dificuldade: intermediário

Quando usar: idealmente, quando você tem um conhecimento básico de html/css e está disposto a passar alguns dias criando e otimizando um site com seu design original.

Wordpress - o rei está morto, viva o rei?

O Wordpress é basicamente a plataforma mais popular da Internet, quando se trata de criar sites. Ele se mantém firme em relação aos concorrentes mais novos e com desenvolvimento dinâmico?

É seguro dizer que o WordPress é uma plataforma altamente flexível e pode ser uma opção razoável para empresas locais que desejam criar sites. Ele pode atender a uma infinidade de tipos de sites, desde blogs simples até sites de comércio eletrônico completos. Com uma vasta biblioteca de plugins e temas para selecionar, você pode personalizar seu site extensivamente para atender às suas necessidades específicas. O WordPress também favorece o SEO, fornecendo ferramentas e plugins projetados para melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa - um aspecto crucial para empresas locais que buscam atrair mais clientes.

No entanto, o WordPress tem suas desvantagens. Seu maior desafio é a relativa complexidade em comparação com outras plataformas de criação de sites. Embora ofereça flexibilidade e controle substanciais, também exige um nível mais alto de conhecimento técnico, principalmente se você estiver começando do zero, sem um tema pré-projetado. Isso pode criar uma curva de aprendizado acentuada para os iniciantes, o que exige um compromisso inicial de tempo.

Além disso, a segurança pode ser uma preocupação, pois a segurança do site depende em grande parte dos plugins e temas usados, exigindo atualizações e monitoramento constantes. Apesar de seus desafios, o WordPress continua a ser uma plataforma robusta para a criação de sites

preço: gratuito

Dificuldade: intermediário

Quando usar: quando você quiser uma plataforma tradicional e confiável e, de preferência, tiver alguém mais experiente para criar e implantar um site para você

Como faço para que meu site seja encontrado no Google?

O processo de colocar sua empresa on-line, tornando seu próprio site visível no Google, é chamado de SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca). Basicamente, você precisa permitir que o Google indexe seu site e crie conteúdo que corresponda a uma intenção de pesquisa específica. Colocar um novo site no topo dos resultados de pesquisa pode ser um processo demorado, que envolve várias atividades, como criação de conteúdo, construção de backlinks, obtenção de guest posts etc. Felizmente, como mencionamos no início do artigo, você pode usar ferramentas de SEO dedicadas para ajudá-lo a automatizar esse processo.

Outra coisa é a otimização de SEO local, que permite que você apareça mais alto nos resultados de pesquisa local - aqueles baseados em sua localização. A Localo o ajudará com isso - nosso algoritmo analisará seus concorrentes e seu próprio perfil comercial do Google e criará um conjunto de dicas personalizadas e alterações sugeridas, que você poderá implementar para melhorar sua posição no Google Maps.

Posso criar um site gratuito?

Sim, muitos dos criadores de sites que mencionamos neste artigo realmente têm um plano gratuito. Ao usá-lo, você terá de lidar com a marca do construtor ou usar seu domínio de marca. Para usar seu próprio nome de domínio personalizado, você provavelmente precisará de um plano premium. O Localo Sites também é uma solução gratuita - o site de sua pequena empresa terminará com o nome de domínio neutro localo.site.

Obviamente, os planos pagos oferecerão uma gama maior de soluções. Cabe a você decidir o que fazer primeiro quando se trata de atividades de marketing digital. Um diagnóstico preciso do estado de sua empresa e de seus canais de marketing o ajudará a decidir qual direção escolher e, consequentemente, qual construtor de sites será o melhor.

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google